Desenvolver bons hábitos alimentares é a chave para uma vida saudável, no entanto certas propagandas e embalagens criativas podem fazer essa tarefa ser um pouco confusa. Nesse post você vai descobrir quais são os 6 alimentos que parecem saudáveis mas não são.
1. Hummus
O hummus é popularmente conhecido como um alimento rico em proteína. Apesar do principal ingrediente ser o grão de bico, sua composição é mais rica em gordura e carboidratos do que em proteína. O hummus contém 2 gramas de proteína e 100 calorias a cada 2 colheres de sopa. Assim, uma pessoa precisa consumir 750 calorias para obter 15 gramas de proteína comendo hummus. Isso sem mencionar que as versões industrializadas podem ter o dobro das calorias da receitas caseiras por conter óleos mais baratos, como soja e girassol, em vez de azeite.
Dica: Pense no hummus como uma gordura e não como uma proteína. Faça o seu próprio hummus para controlar os ingredientes e, principalmente, observe o tamanho das porções consumidas.
2. Pão Multigrão
Pão Multigrão parece ser mais saudável, mas isso não é necessariamente o caso. Apenas significa que é um pão com mais de um tipo de grão. Esses grãos podem ser altamente processados e funcionar da mesma forma que os carboidratos refinados dos demais pães que elevam os níveis de insulina e causam acúmulo de gordura localizada.
Dica: Verifique se o pão é feito com grãos inteiros, que possuem mais fibras e antioxidantes . Para ter certeza confira se na lista de ingredientes cada grão é descrito como integral.
3. Molho para Salada
Molhos industrializados para salada são convenientes mas geralmente possuem alto teor de sódio. Algumas marcas apesar de alegar usar azeite de oliva, geralmente utilizam o azeite como um ingrediente auxiliar e um óleo mais barato (de girassol ou de cártamo) como o principal. Além disso, as versões de baixo teor de gordura, geralmentre possuem uma grande quantidade de açúcar para torná-los mais gostosos.
Dica: Faça o seu próprio molho de salada com suco de limão ou vinagre de maçã e azeite extra-virgem. Você pode acrescentar ervas para realçar o sabor e porteger a saúde do seu coração.
4. Sushi
Comer peixe é saudável. Comer alga também. Comer sushi não é necessariamente saudável . Tudo depende de como ele é feito. Se for feito com arroz branco, tempura e maionese (como nos sushi rolls de atum picante ) pode ter mais calorias do que você imagina . Por exemplo, seis peças de sushi de tempura de camarão podem conter mais de 600 calorias. Não deixe essas pequenas amostras de produtos hortícolas lhe enganar, você pode estar comendo uma grande tigela de arroz embrulhada num pacote bonito.
Dica: Escolha sushi feito com arroz integral, com peixes e frutos do mar e com verduras e hortaliças variáveis. Você também deve mesclar sua refeição com sashimi para um maior aporte de proteína.
5. Barras de Proteínas
Os fabricantes das barras de proteína têm substituido os carboidratos por sabores e adoçantes artificiais, álcoois de açúcar e gorduras trans. Apesar do baixo teor de açucar e do gosto agradável, essa lista de ingredientes industrializados é inimiga da saúde.
Dica: Escolha carboidratos inteligentes como iogurte enriquecido com frutas e nozes.
6. Chá gelado
As imagens de folhas de chá que florescem na garrafa do Iced Tea pode causar a impressão de ser uma bebida natural e saudável. Mas a lista de ingredientes na maioria das marcas mostra toneladas de açúcar por gole. Os chás com baixo teor calórico, apresentam adoçantes artificiais. Estes produtos podem prejudicar seu metabolismo , tornando mais difícil perder peso.
Dica: Você pode fazer seu próprio chá gelado em casa e adicionar alguns frutos congelados para adoçar.
DEIXAR COMENTÁRIO